31.12.06

A Escola é notícia

Os alunos da Escola EB 2,3 Alexandre Herculano em Santarém organizaram uma actividade de solidariedade social denominada “Caixas Mágicas”. Esta iniciativa permitiu fazer uma recolha de alimentos por parte dos alunos de cada turma, constituindo-se assim 26 caixas com bens de primeira necessidade.
A ideia partiu do professor Alexandre Gonçalves, aposentado, mas que continua a intervir voluntariosamente na vida da escola e contou com o apoio da professora de EMRC e do Conselho Executivo. Com a colaboração do W Shopping, as caixas estiveram em exposição no piso 2, empilhadas em forma de árvore de Natal.
No dia 20 de Dezembro procedeu-se à entrega das “Caixas Mágicas”, a famílias carenciadas de alunos que frequentam a escola. Esta entrega realizou-se com o apoio de transporte da Câmara Municipal de Santarém e com a intervenção de dois auxiliares de acção educativa, Paulo Madruga e Maria de Jesus Cardosa, que se vestiram de Pai Natal e alegraram a quadra natalícia destas famílias. (in O Ribatejo e O Mirante)

20.12.06

Projecto "Caixas Mágicas"

O Agrupamento de Escola celebrou esta quadra natalícia com uma iniciativa de solidariedade, levando cabazes de Natal a 24 famílias carenciadas.
Esta iniciativa foi sugerida por um professor já aposentado, tendo sido acolhida com entusiasmo pela professora de Educação Moral e Religiosa, que contou com a colaboração do Conselho Executivo deste Agrupamento e da Câmara Municipal de Santarém.
As "caixas mágicas" estiveram em exposição no W Shopping, de 13 a 19 de Dezembro.

14.12.06

Corta-Mato na E.B. 2,3 Alexandre Herculano






Primeiras imagens do Corta-Mato realizado no dia 13/12/06, na E.B. 2,3 Alexandre Herculano, com a participação de alunos das diversas escolas do Agrupamento.

Ver video

Ver imagens

Brevemente, encontrará uma reportagem completa no blog do Desporto Escolar.

13.12.06

Torneio de Xadrez de Natal


Entre o bar e a cantina,

entre as 9.00 e as 13.30 horas,

dia 14 de Dezembro de 2006,

venham assistir à primeira

grande batalha xadrezística !

2.6.06

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


Desporto e muita animação na Escola Alexandre Herculano

O ginásio da Escola E. B. 2,3 Alexandre Herculano encheu-se com cerca de 260 crianças de oito escolas do ensino pré-primário do agrupamento para comemorar o Dia Mundial da Criança com muitas actividades: lutas e saltos; basquetebol; ginástica; pinturas, futebol e andebol.



Todos foram campeões e receberam medalhas de reconhecimento pelo seu ”êxito” em todas as provas. (in O Ribatejo online)

29.5.06

Oficina de Teatro no Círculo Cultural Scalabitano



Na tarde do último Sábado, dia 27 de Maio, os alunos de Oficina de Teatro da E.B. 2,3 Alexandre Herculano começaram a apresentar os seus projectos finais de 9º ano no Círculo Cultural Scalabitano, com o precioso auxílio do Sr. Hélder Santos (técnico de luz e encenador do Veto).
Os dois primeiros grupos – 9ºE/Turno 1 e 9ºD – fizeram a sua estreia em palco perante uma plateia composta por pais, amigos e professores.



As peças já apresentadas -escritas e encenadas pelos alunos, sob a orientação do Prof. Rui Lopes- revelaram a atenção que os jovens prestam aos temas que dominam a agenda dos adultos, nomeadamente a política ( “Uma sessão par(a)lamentar”, do 9ºE/Turno 1) e a justiça (“Tribunal”, do 9ºD). Com um olhar irónico e mais informado do que por vezes se julga, desfilaram no Teatro Taborda personagens em relação às quais podemos repetir que “qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência”.
No próximo Sábado, dia 3 de Junho, pelas 15.30, o espectáculo continua.

Ver mais imagens

10.5.06

Baile de Finalistas na E.B. 2,3 Alexandre Herculano


À semelhança de anos anteriores, realizou-se mais uma vez, no passado dia 28 de Abril, o Baile de Finalistas do 9.º ano de escolaridade, da Escola E.B. 2,3 de Alexandre Herculano.
Foi uma festa que reuniu alunos, familiares, professores e funcionários num clima de boa disposição e sã confraternização. Durante o baile, procedeu-se à eleição do Rei e da Rainha dos Finalistas, tendo sido escolhidos os alunos André Gomes e Mafalda Lobato da Turma A.
A organização congratula-se pela forma como esta actividade foi acolhida, vendo, assim, compensado o trabalho desenvolvido.

16.2.06

Visita de estudo ao Teatro Taborda (Círculo Cultural Scalabitano)





Os alunos de Oficina de Teatro das turmas 9ºB, 9ºD e 9ºE foram visitar o Teatro Taborda, no Círculo Cultural Scalabitano, nas duas últimas semanas de Janeiro.

As quatro visitas foram acompanhadas pelos senhores José Ramos (encenador do Veto), Hélder Santos (técnico de luz e encenador do Veto) e António Júlio (seccionista e actor do Veto).

Os alunos tiveram a oportunidade de visitar os bastidores do teatro, passear pela 'teia', assistir a uma demonstração de luminotecnia teatral a partir da cabine de som e luz (na foto) com o técnico de luz Hélder Santos, conversar sobre a história (e as histórias) do teatro, pisar o palco para realizar um exercício conduzido pelo encenador José Ramos, ficar com cicatrizes e olhos negros gentilmente oferecidos pelo sr. António Júlio na sala de caracterização, entre outras actividades que decorreram ao longo de quase três horas de visita (que passaram muito depressa, por sinal).

Da parte dos alunos e dos professores de Oficina de Teatro, fica aqui um sentido agradecimento a todos os que contribuiram para que esta visita se realizasse de forma exemplar.

Já agora: a pergunta que mais se ouvia no final da visita era "quando é que voltamos?".


26.1.06

Visita de Estudo - 8ºA / 8ºC (2004/2005)


No passado dia 15 de Março de 2005, os alunos do 8ºA e do 8ºC realizaram uma visita de estudo às instalações da fábrica da Renova e à Central Termoeléctrica do Pego, no âmbito das disciplinas de Ciências Físico-Químicas e de Educação Tecnológica.



A fábrica da Renova situa-se na Serra D´Aire, um local bastante árido mas com lençóis de água, o que propicia a produção de papel de grande qualidade. Situada junto à nascente do rio Almonda, é, desde 1939, um marco importante na produção de papel no nosso país.

A Central Termoeléctrica do Pego situa-se na margem esquerda do rio Tejo, a cerca de 8 km de Abrantes. A sua localização, junto à linha-férrea da Beira Baixa, prende-se com o facto de usar como recurso energético o carvão, oriundo do porto de Sines.



Ah! E já agora... Consta que a visita foi do agrado de alunos e professores. Ou seja... um autêntico sucesso!